A MORTE DO GUARDA-CHUVA

Jackson Araujo
3 min readMar 8, 2023

TRAMA AFETIVA APRESENTA INSTALAÇÃO NA DW 2023

Ambiente da instalação que faz parte da mostra Mostra “Eu e você somos muitas…” realizada pela incorporadora regenerativa @somauma.br em colaboração com @barrafundautoral.

Essa instalação nasce do encontro entre amigos que se reconectam para celebrar a importância de estar juntos, fazer juntos e existir juntos. Da plataforma TRAMA AFETIVA, Jackson Araujo e Thais Losso têm cerca de 25 anos de parcerias profissionais, respeito e amizade com Victor Corrêa, do estúdio VCARTWORK.

Looks feitos em crochê com fitas de náilon de guarda-chuvas

Estamos celebrando também três anos de pesquisas sobre ressignificação de náilon de guarda-chuvas recuperados do aterro sanitário, em que a imagem do guarda-chuva descartado é acionada como metáfora de mudança.

Instalada no 9º andar do Edifício Virgínia (R. Martins Fontes, 197, República, São Paulo-SP), é uma ocupação silenciosa para comunicar ideias na contracorrente do greenwashing praticado na moda brasileira quando se fala de design circular, regenerativo e ético. Regeneração e descarte irregular de resíduos não podem ser tratados como temas, mas com urgência e responsabilidade.

Looks tramados por Monica Pivaea, Cordelial Lanas, Manuela Menghini e Marta Menghini

Nossa matéria-prima de ação recuperada do aterro sanitário por cooperativa de catadores e catadoras, amplifica o sentido de circularidade,
como símbolo de cuidado com o planeta. É fruto da parceria entre
a TRAMA AFETIVA e a plataforma de design regenerativo REVOADA,
de Itiana Pasetti e Adriana Tubino.

Em três anos de colaboração (2020–22), mais de 1.500 guarda-chuvas foram transformados em vestíveis resíduo zero por Thais Losso, Jorge Feitosa e Itiana Pasetti e viraram fitas para crochê em looks tramados por Monica Picavea, Cordelial Lanas, Manuela Menghini e Marta Menghini.

Looks tramados por Monica Picavea

As mesmas fitas tramaram a grande tapeçaria “Novo Inteiro” (veja no video abaixo), cocriada por Gustavo Silvestre, numa parceria da Trama Afetiva com a Escola Ponto Firme, e um time de artistas: Dani Aranha, Lolla Ferreira Lima, Ana Pérola Conceição Santos, Lorrany Arantes, Viviane Gomes de Souza, Anaíde de Paulo Batista, Natalia Domingos, Silvana Araujo, Thiago Araujo e Anderson Costa Figueiredo.

A tapeçaria "O Novo Inteiro" tramada com luzes por Victor Corrêa
Minidoc "O Novo Inteiro", de Patricia Araujo

Também está exposta a série de headpieces grafitados e estilizados pelo artista urbano Ricardo Tatoo a partir de ideia de Marcio Banfi, que assinou o styling do desfile da Trama Afetiva na Brasil Eco Fashion Week 2023, como pode ser visto no video abaixo.

Instalação "Guarda-luz", de Victor Corrêa com headpieces de Marcio Banfi e arte gráfica de Ricardo Tatoo
Desfile "A Morta do Guarda-chuva", na Brasil Eco Fashion Week | AG Fotosite

Com essa instalação, convidamos a uma reflexão sobre como o design autoral pode estar comprometido em mudar a velha engrenagem de lógica linear e seu modelo de extração, fabricação, consumo e descarte,
promovendo espiral de destruição de pessoas e recursos do planeta.

A tapeçaria “O Novo Inteiro” tramada com luzes por Victor Corrêa

Com quem você faz? Para quem você faz? Na Trama Afetiva seguimos fazendo com e para outros e outras, pois acreditamos que a moda não é mais sobre roupas. É sobre pessoas.

AGRADECIMENTOS:
Senac Lapa Faustolo
Revoada
VCartwork
Fundação Hermann Hering
Barra Funda Autoral
Pombo Correio Comunicação

SERVIÇO:
11 A 26/03/2023: Mostra “Eu e você somos muitas…”, realizada pela incorporadora regenerativa @somauma.br em colaboração com @barrafundautoral e @reset.br. Curadoria: Cláudio Magalhães

Entrada gratuita com emissão limitada de ingressos pelo link https://www.sympla.com.br/abertura-bafu-origens--eu-e-voce-somos-muitas__1906997

Para retirada de ingressos para a visitação para o período de 11 a 26 de março e acessar a programação de palestras e debates, acessem https://somaumanadw.com.br/.

--

--